REVISÃO DA VIDA TODA

Finalmente o STF aprovou a revisão mais aguardada pelos aposentados e pensionistas, a Revisão da Vida Toda. Também conhecida como Revisão da Vida Inteira, porque dá direito ao segurado de ter todas as suas contribuições utilizadas no cálculo do seu benefício.
Neste conteúdo eu vou te informar tudo o que você precisa saber sobre esta revisão.
O que é a Revisão da Vida Toda?
A Revisão da Vida Toda é uma revisão de benefício no INSS, onde será calculado todos os seus salários de contribuição.
Pois, hoje em dia, para os cálculos dos benefícios são considerados apenas as contribuições desde Julho de 1994.
Dessa forma, se você já contribuía para o INSS antes de Julho de 1994, quando foi solicitar a sua aposentadoria, todo esse período não foi considerado no calculo do seu benefício.
Esta revisão vai beneficar a todos?
NÃO! Esta revisão NÃO se aplica:
- para pessoas que se aposentaram antes de 29/11/1999, pois estaregra de transição não foi aplicada no cálculo de sua aposentadoria;
- para aquelas pessoas que se aposentaram há mais de 10 anos,mesmo que o cálculo seja mais vantajoso, pois já ocorreu a decadência;
- para aquelas pessoas que se aposentaram com aplicação das Regras
da EC 103/19.
Para quem esta revisão pode ser vantajosa?
A Revisão da Vida Toda pode ser vantajosa, aumentar o valor do benefício nesses casos:
- pessoas que auferiram altas rendas antes de Julho de 1994;
- pessoas que ficaram algum tempo sem contribuir antes de se aposentar;
- pessoas que tiveram contribuições menores desde Julho de 1994.
Mas, não basta cumprir apenas esses requisitos, é muito importante que se faça um cálculo de toda a sua vida laborativa para saber se essa revisão será de fato benéfica para você.
Além das aposentadorias, também podem se beneficiar com esse novo cálculo da Revisão da Vida Toda os beneficiários de auxílio-doença e da pensão por morte.pessoa
Esta revisão é somente para os aposentados?
A NÃO! Os benefícios abaixo também podem ser impactados pela Revisão da Vida Toda, veja:
- Auxílio acidente;
- Auxílio-doençar;
- Pensão por morte.
Quem pode ter direito a Revisão da Vida Toda?
Para ter direito a Revisão da Vida Toda é importante cumprir os seguintes requisitos:
- ter se aposentado há menos de 10 anos;
- ter contribuições antes de Julho de 1994;
- ter se aposentado entre os dias 29/11/1999 e 13/11/2019.
Mas, não basta cumprir apenas esses requisitos, é muito importante que se faça um cálculo de toda a sua vida laborativa para saber se essa revisão será de fato benéfica para você.
Quanto vou ganhar com essa revisão?
Para saber quanto você pode ganhar com a Revisão da Vida Toda é fundamental que se faça o cálculo de toda a sua vida contributiva.
Se com esse cálculo ficar comprovado que o seu benefício irá aumentar de valor, você também poderá receber todos os atrasados!
Conclusão
A Revisão da Vida Toda é ação judicial que visa incluir não apenas os salários de contribuição após o início do Plano Real em 1994, mas todas as contribuições pagas durante toda a vida do segurado.
Pois, em muitos casos o segurado teve altas contribuições e as mesmas não foram utilizadas no cálculo da sua aposentadoria, diminuindo o valor do seu benefício.
É inadmissível que o segurado que começou a contribuir após o ano de 1999 tenha sua regra de aposentadoria mais vantajosa do que àquele que já estava por décadas pagando o INSS.
Finalizo deixando uma DICA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, NÃO entre com a Revisão da Vida Toda sem um cálculo específico e uma análise de viabilidade do seu caso. Procure sempre por um profissional especialista para ter uma correta orientação.